segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde - Sal :consumo consciente


Ele é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, mas é preciso cautela.  responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. 


você consome pouco, mais ou menos ou muito sal diariamente? 
Alguns certamente irão dizer que ingerem uma quantidade bem pequena do alimento, pois preferem temperar a salada somente com azeite e limão, não acrescentam a substância à comida, e outras medidas semelhantes. É exatamente esse grupo que ficará surpreso com a notícia de que 75% do sal que consumimos vem dos alimentos industrializados. Ou seja, apenas 25% origina-se dos alimentos naturais e do sal acrescentado na hora do cozimento ou como tempero daquela saladinha.
Mas não adianta afirmar que você não come alimentos industrializados. Nos dias atuais, é praticamente impossível que isso ocorra. A não ser que você viva em alguma comunidade isolada, que não tenha contato com a civilização, por conseqüência, com enlatados, ensacados e embalados de uma maneira geral...


Uma pessoa deve ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher rasa das de chá do alimento. Mas o brasileiro consome diariamente quase o dobro disso, principalmente porque o cloreto de sódio está presente em muitos alimentos industrializados.
Mas antes de se desesperar, é importante saber que o sal é um alimento essencial para o bom funcionamento do organismo. Tanto o sódio quanto o potássio ajudam na manutenção da pressão sangüínea, uma vez que regulam a passagem de líquidos pelas células.
 “O sódio também atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais”. 
Por essa razão sua falta pode, por exemplo, causar distúrbios mentais, hipotireoidismo, aborto espontâneo, nascimento de bebês mortos e de crianças com baixo peso.

 Isso não significa que o sinal está verde para o sal.

Como qualquer outro alimento, ele precisa ser ingerido na quantidade adequada para produzir benefícios e afastar os riscos ligados ao seu consumo excessivo. 


Alto teor de Sódio (>1000mg/100g)fonte: Drª.Alessandra Coelho ( Nutricionista)
Alimento (100g)Teor de Sódio (mg)
Azeitona preta em conserva1567
Azeitona verde em conserva1347
Bacalhau salgado cru13585
Fermento em pó, químico10052
Lingüiça de frango crua1126
Lingüiça de porco crua1176
Macarrão instantâneo1516
Queijo parmesão1844
Sal grosso39943
Shoyo5024
Tablete de caldo de carne22180
Tablete de caldo de galinha22300




NA PRATELEIRA
O sal é encontrado basicamente em três versões no mercado. Veja as diferenças entre cada uma de suas versões:
REFINADO
O sal de cozinha é obtido a partir da água do mar ou de minérios. No processo de refino do sal há a retirada de nutrientes e acréscimo de conservantes.
MARINHO
É quase todo originário do Rio Grande do Norte (92%). Ele preserva cerca de 84 tipos de nutrientes que são eliminados na refinação do sal comum. Dele, deriva o sal grosso usado em churrascos.
LIGHT
Além de cloreto de sódio, contém cloreto de potássio, que fica menos tempo no organismo. Isso faz com que a retenção de água no corpo dure menos tempo. Mas doentes renais devem evitá-la, pois o potássio pode ser prejudicial aos rins com problemas

PREÇO SALGADO
A ingestão exagerada de sal faz mal, causando principalmente retenção de líquido e elevação da pressão arterial. “Além de aumentar o risco do desenvolvimento de câncer de estômago”, adiciona o nutrólogo José Alves Lara Neto, de São Carlos (SP). Conheça as doenças determinadas pelo consumo desenfreado de sal:
HIPERTENSÃO ARTERIAL
O cloreto de sódio é um dos responsáveis pela retenção de líquido no organismo. Com isso, há um aumento no volume de sangue que circula pelos vasos sangüíneos, o que eleva a pressão arterial. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, revelou que os pacientes hipertensos desconhecem que extrapolam no consumo do alimento, ingerindo até quatro vezes do que deveriam. As pesquisadoras Maria Cecília Bueno Jayme Gallani e Maria Carolina Salmora Ferreira, ambas enfermeiras, orientam esses indivíduos a afastarem da mesa os embutidos, os enlatados e os temperos prontos e ficarem atentos à concentração de sódio mostrada no rótulo dos produtos.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
A elevação da pressão arterial também é um fator de risco para as doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que isso leva a um dano progressivo da parede vascular, colaborando para o surgimento de problemas como a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nos vasos sangüíneos, responsável pelo seu entupimento e enrijecimento).
PROBLEMAS RENAIS
O consumo excessivo de sal, ao causar hipertensão, sobrecarrega os rins, alterando a função destes órgãos e colaborando para o acúmulo de substâncias nitrogenadas (tóxicas) no sangue.
RETENÇÃO HÍDRICA
O excesso de sódio no sangue eleva a retenção de água, o que pode provocar, além de inchaço, edemas pelo corpo.





 O macarrão instantâneo foi o produto industrializado com  maior quantidade de sódio
                     
                                  

O macarrão instantâneo ganhou a mesa dos brasileiros!

Os principais argumentos para a elevada ingestão estão no fato de ele ser prático, rápido (fica pronto em apenas três minutos) e ideal para quem não sabe cozinhar.

Entretanto, pouco se fala sobre o valor nutricional desse alimento.

A combinação massa instantânea com tempero em pó pode atingir a quantidade de sódio que necessitamos em um dia inteiro.

Além disso, segundo testes realizados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura que o macarrão tradicional.

O alto teor de gordura se explica pelo fato do macarrão ser frito, para que possa ser cozido rapidamente depois. Assim, ele é pré-cozido e depois perde a água em um processo de fritura.

Dessa forma, lembre-se que os macarrões instantâneos são de baixíssimo valor nutricional, ricos em gordura, sódio e aditivos para realçar o sabor.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 28 de maio de 2011

Decoração - Festa Junina

Oi meninas ,  acabei de lembrar que no mês de Junho tem Festa Juninaaaaa!!!
 acho que devemos sempre comemorar cada data festiva , celebrar com amigos e familiares.

Então não podia deixar  postar algumas dicas para decorar nosso lar e cair no clima de Arraiarrrrr!!!

Organizar uma festa junina em casa é trazer um pouco da vida no campo para a nossa rotina e lembrar de cada detalhe que muito de nós não está aproveitando em nossa rotina, pensar assim torna mais fácil planejar a decoração , os pratos típicos, músicas e brincadeiras .

É só  deixar  a imaginação fluir e fazer tudo com capricho. Veja algumas ideias simples e charmosas .










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Decoração - Azul do Charme & Aconchego

Oi gente!!!!

Gostaria de agradecer a todos ,pois estou chegando na blogesfera  a pouquíssimo tempo e não poderia ter uma recepção melhor  que essa!!!
Obrigado pela ajuda e as  demonstrações de carinho de todos  vocês.
Agora para melhorar nossa sexta -feira , quero compartilhar com vocês essas idéias criativas e fofas .


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saúde - Cuide da postura de seu filho !!!!


Oi gente, conversando com algumas mamães ,percebi a preocupação com a postura de seus filhos . Por isso , resolvi postar de forma resumida alguns cuidados necessários.

Brincadeiras praticadas na infância, como pular e correr, estimulam o fortalecimento muscular, que está diretamente relacionado à boa postura. No entanto, a forte automatização da sociedade atual tem contribuído para que o lazer das crianças se atenha, cada vez mais, a aparelhos eletrônicos como videogame e televisão. Essas atividades são desenvolvidas geralmente em posições inadequadas, e com duração prejudicial para a coluna, por acarretar vícios de postura ruins, que se não corrigidos permanecem até a vida adulta.

Devido a esses fatores enfatizados anteriormente ,  a ausência dos pais resulta na falta de acompanhamento apropriado, o que possibilita às crianças assistirem TV, permanecerem ao computador ou brincarem com o videogame por horas seguidas. Da mesma forma, essa negligência resulta em uma alimentação inadequada, que contribui para o lamentável aumento da obesidade infantojuvenil, outro grande inimigo  funcionamento adequado  da coluna.

PREVENÇÃO 
Especialistas atribuem aos pais e a todos os profissionais envolvidos na vida da criança, a necessidade de contribuir com  mudanças reais e significativas na rotina da criança.  "Ensinamentos de como utilizar o corpo, andar, ficar em pé, sentar-se e deitar-se devem ser incluídos no programa escolar, assim como associar a prática de atividade física regular com orientação e exercícios de alongamento elaborados  com a finalidade de melhorar o funcionamento do corpo e, consequentemente, a qualidade de vida".

Não esqueça!!!
Devemos ter  bom senso em cada situação.
 “É difícil definir uma orientação geral, pois cada criança é um indivíduo único.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Decoração - Quarto do Bebê


Se você mamãe ou futura mamãe está precisando de inspiração para decorar o quarto do seu bebê,  tudo para deixar o ambiente repleto de amor e carinho. 

Encontrei algumas  fotos inspiradoras & essa frase lindinha para colocar no quarto do baby.




                                    


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saúde - Nutrição

 Nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.
10º lugar: Sorvete
Geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho.
Esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza
Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita
Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: Salgadinhos de batata
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Rosquinhas
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.

Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet
“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

refrigerante-diet-1305054433094_200x285.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...