segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde - Sal :consumo consciente


Ele é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, mas é preciso cautela.  responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. 


você consome pouco, mais ou menos ou muito sal diariamente? 
Alguns certamente irão dizer que ingerem uma quantidade bem pequena do alimento, pois preferem temperar a salada somente com azeite e limão, não acrescentam a substância à comida, e outras medidas semelhantes. É exatamente esse grupo que ficará surpreso com a notícia de que 75% do sal que consumimos vem dos alimentos industrializados. Ou seja, apenas 25% origina-se dos alimentos naturais e do sal acrescentado na hora do cozimento ou como tempero daquela saladinha.
Mas não adianta afirmar que você não come alimentos industrializados. Nos dias atuais, é praticamente impossível que isso ocorra. A não ser que você viva em alguma comunidade isolada, que não tenha contato com a civilização, por conseqüência, com enlatados, ensacados e embalados de uma maneira geral...


Uma pessoa deve ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher rasa das de chá do alimento. Mas o brasileiro consome diariamente quase o dobro disso, principalmente porque o cloreto de sódio está presente em muitos alimentos industrializados.
Mas antes de se desesperar, é importante saber que o sal é um alimento essencial para o bom funcionamento do organismo. Tanto o sódio quanto o potássio ajudam na manutenção da pressão sangüínea, uma vez que regulam a passagem de líquidos pelas células.
 “O sódio também atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais”. 
Por essa razão sua falta pode, por exemplo, causar distúrbios mentais, hipotireoidismo, aborto espontâneo, nascimento de bebês mortos e de crianças com baixo peso.

 Isso não significa que o sinal está verde para o sal.

Como qualquer outro alimento, ele precisa ser ingerido na quantidade adequada para produzir benefícios e afastar os riscos ligados ao seu consumo excessivo. 


Alto teor de Sódio (>1000mg/100g)fonte: Drª.Alessandra Coelho ( Nutricionista)
Alimento (100g)Teor de Sódio (mg)
Azeitona preta em conserva1567
Azeitona verde em conserva1347
Bacalhau salgado cru13585
Fermento em pó, químico10052
Lingüiça de frango crua1126
Lingüiça de porco crua1176
Macarrão instantâneo1516
Queijo parmesão1844
Sal grosso39943
Shoyo5024
Tablete de caldo de carne22180
Tablete de caldo de galinha22300




NA PRATELEIRA
O sal é encontrado basicamente em três versões no mercado. Veja as diferenças entre cada uma de suas versões:
REFINADO
O sal de cozinha é obtido a partir da água do mar ou de minérios. No processo de refino do sal há a retirada de nutrientes e acréscimo de conservantes.
MARINHO
É quase todo originário do Rio Grande do Norte (92%). Ele preserva cerca de 84 tipos de nutrientes que são eliminados na refinação do sal comum. Dele, deriva o sal grosso usado em churrascos.
LIGHT
Além de cloreto de sódio, contém cloreto de potássio, que fica menos tempo no organismo. Isso faz com que a retenção de água no corpo dure menos tempo. Mas doentes renais devem evitá-la, pois o potássio pode ser prejudicial aos rins com problemas

PREÇO SALGADO
A ingestão exagerada de sal faz mal, causando principalmente retenção de líquido e elevação da pressão arterial. “Além de aumentar o risco do desenvolvimento de câncer de estômago”, adiciona o nutrólogo José Alves Lara Neto, de São Carlos (SP). Conheça as doenças determinadas pelo consumo desenfreado de sal:
HIPERTENSÃO ARTERIAL
O cloreto de sódio é um dos responsáveis pela retenção de líquido no organismo. Com isso, há um aumento no volume de sangue que circula pelos vasos sangüíneos, o que eleva a pressão arterial. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, revelou que os pacientes hipertensos desconhecem que extrapolam no consumo do alimento, ingerindo até quatro vezes do que deveriam. As pesquisadoras Maria Cecília Bueno Jayme Gallani e Maria Carolina Salmora Ferreira, ambas enfermeiras, orientam esses indivíduos a afastarem da mesa os embutidos, os enlatados e os temperos prontos e ficarem atentos à concentração de sódio mostrada no rótulo dos produtos.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
A elevação da pressão arterial também é um fator de risco para as doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que isso leva a um dano progressivo da parede vascular, colaborando para o surgimento de problemas como a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nos vasos sangüíneos, responsável pelo seu entupimento e enrijecimento).
PROBLEMAS RENAIS
O consumo excessivo de sal, ao causar hipertensão, sobrecarrega os rins, alterando a função destes órgãos e colaborando para o acúmulo de substâncias nitrogenadas (tóxicas) no sangue.
RETENÇÃO HÍDRICA
O excesso de sódio no sangue eleva a retenção de água, o que pode provocar, além de inchaço, edemas pelo corpo.





 O macarrão instantâneo foi o produto industrializado com  maior quantidade de sódio
                     
                                  

O macarrão instantâneo ganhou a mesa dos brasileiros!

Os principais argumentos para a elevada ingestão estão no fato de ele ser prático, rápido (fica pronto em apenas três minutos) e ideal para quem não sabe cozinhar.

Entretanto, pouco se fala sobre o valor nutricional desse alimento.

A combinação massa instantânea com tempero em pó pode atingir a quantidade de sódio que necessitamos em um dia inteiro.

Além disso, segundo testes realizados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura que o macarrão tradicional.

O alto teor de gordura se explica pelo fato do macarrão ser frito, para que possa ser cozido rapidamente depois. Assim, ele é pré-cozido e depois perde a água em um processo de fritura.

Dessa forma, lembre-se que os macarrões instantâneos são de baixíssimo valor nutricional, ricos em gordura, sódio e aditivos para realçar o sabor.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá,
    Navegando por aí acabei achando o seu blog e adorei!!Super de utilidade pública e posts inspiradores..muito legal!!Já virei sua seguidora e vou aparecer sempre!!Apareça lá no meu blog, assim a gente não perde o contato!!Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vim aqui pelo convite e adorei seu site. Muito informativo.
    Gostei muito das informações sobre ingestão de sal e vou cortar imediatamente o macarrão instantâneo de minha casa.
    Eu já estava diminuindo o consumo, mas agora é definitivo.
    Para substituí-lo eu tenho utilizado um macarrão bem fininho, alguns conhecem como cabelo de anjo. Você pode me dizer algo sobre ele?
    Beijos e obrigada pela visita.
    Alexandra.
    desejoconcedido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir