quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saúde - Dor nas Costas



A maioria das pessoas só percebe que precisa proteger mais sua coluna (ou que ela existe) quando as dores começam a incomodar e a limitar a realização de tarefas... E é justamente esse descaso com a região que sustenta o nosso corpo que prejudica o tratamento e o alívio desse incômodo. 


Conheça a seguir os oito vilões que mais abalam a sua estrutura:


1- TABAGISMO
Pouco se fala a respeito, mas o cigarro, além de todos os prejuízos já conhecidos à saúde, também pode afetar o bom funcionamento da coluna vertebral. Segundo especialistas, a dor nas costas costuma tornar-se crônica mais freqüentemente entre os fumantes. A teoria é a de que os discos situados entre as vértebras e que funcionam como amortecedores para os impactos são irrigados por vasos capilares, que, por sua vez, são afetados pelo tabaco. Ou seja, o fumo atrapalha a circulação do sangue nessa região.

2- DEFORMIDADES NA COLUNA 
Escoliose, hiperlordose e hipercifose podem ser um fator de risco ou a origem da dor, mas só se tornam causa do problema quando associadas a outros aspectos. Um exemplo é quando a musculatura flácida deixa de oferecer sustentação para a coluna. A gravidade varia conforme o ângulo de curvatura.
A escoliose é caracterizada como um desvio lateral da coluna. Pode ocorrer já na infância, com maior freqüência em meninas e, nesse caso, exige tratamento rápido para evitar deformidade óssea e artrose no futuro. Escolioses de até 10 graus de angulação ocorrem em até 3% da população. O Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), órgão ligado ao Ministério da Saúde, alerta: crianças que carregam mochilas muito pesadas correm o risco de desenvolver postura incorreta e apresentar desvios na coluna vertebral. O peso das mochilas não deve ultrapassar o limite de 10% do peso da criança.
Já a hiperlordose é a lordose (curvatura normal da coluna) exagerada. 



3-  GRAVIDEZ
Até cerca de 50% das mulheres grávidas sofrem de dores na coluna. Porém, especialistas  perceberam que a dor é pior no primeiro trimestre. Atualmente,acreditam que a causadora da dor é a mudança hormonal.
 Um hormônio relaxaria e diminuiria o tônus da musculatura, especialmente da pélvis.
Engordar demais força as estruturas osteoarticulares e também responde por dor. Neste caso, a postura também tem sua cota de participação, especialmente com o hábito da grávida de jogar a barriga para a frente e o quadril para trás. Torna-se necessário  acompanhamento de um profissional qualificado especialmente porque o tratamento de grávidas é mais complexo, uma vez que elas devem evitar medicamentos fortes. Para resolver o problema, exercícios adequados, hidroterapia e até uma cinta de sustentação podem ser indicadas

4- OBESIDADE
Para afetar a coluna, não é necessário entrar na categoria de obeso. Cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta em 20% o risco de dor nas costas.
Ou seja, a cada 2,5 quilos somados, cresce em 5% a chance da pessoa vir a sofrer de dor nas costas.


5- SEDENTARISMO
O sedentarismo também tem sua parcela de responsabilidade. O exercício físico alonga e fortalece os músculos, lubrifica as articulações e nutre os discos. Por outro lado, é preciso certa cautela. Alguns exercícios podem aumentar as dores ou piorar o estado de quem já sofre com o problema. Portanto, é necessário escolher a atividade adequada e começar devagar. Boas opções são caminhadas, natação, bicicleta (atenção à postura!), alongamentos e fortalecimento da musculatura. Os abdominais, além de deixar a barriga tanquinho, ajudam a coluna. 
A idade também pesa sobre a coluna. Aos 20 anos, uma pessoa tem os discos compostos por 70% de água. Com o passar do tempo, além de sofrerem desgaste, perdem água.


6- POSTURA INADEQUADA EM NOSSA ROTINA 
A principal causa de dor nas costas é a postural inadequada de nossa rotina .
 “Essa é a causa mais comum de dor aguda.
 A pessoa leva uma vida sedentária e fica em uma posição ruim o dia todo”

A capacidade da coluna adaptar-se a essa espécie de ‘ginástica’ postural equivocada é limitada. Não é por falta de uso. Somente a cervical (parte superior da coluna) realiza 600 movimentos por hora, um a cada seis segundos. Boa postura não é só conseguir carregar um livro na cabeça sem deixar cair, como ensinavam nossas mães e avós.
A forma como você trabalha no computador, como fica sentado, como abaixa para pegar um objeto que caiu, como dorme, como carrega peso..... Cada atividade exige consciência corporal, pois apenas entrar no carro ou se jogar na cadeira pode lesionar sua coluna. 



7- CAUSAS EMOCIONAIS
O estresse da vida moderna cobra seu preço muitas vezes por meio da coluna. Um dia de pressão e sobrecarga de trabalho, aquela sensação de carregar o mundo nas costas, por exemplo, pode tensionar as delicadas estruturas da coluna e desencadear a dor
Os especialistas sabem que os sintomas dolorosos nessa região podem ser conseqüência de problemas emocionais. “Emoções negativas podem se manifestar como dor”.
“É freqüente a junção de alterações físicas e emocionais em pessoas que têm problemas de coluna”, afirma em seu livro “Cure sua Coluna”.
O estresse e a depressão também são provocados pela dor nas costas, em um círculo vicioso complicado. Com o problema, a pessoa deixa de trabalhar e isso provoca sentimentos negativos. Por isso, o aspecto psicológico e emocional precisa ser considerado antes, durante e depois do tratamento.


8ATENÇÃO A OUTRAS  DOENÇAS 
Segundo especialistas, existem até 100 doenças que podem causar dor nas costas. A hérnia de disco é uma das mais freqüentes. Ocorre pelo deslocamento de um disco intervertebral, que passa a comprimir um nervo, causando dor. Os especialistas afirmam que mais de 95% dos casos dispensam cirurgia, ocorrendo absorção do disco após fisioterapia e tratamento clínico. Entre as doenças metabólicas, se destaca a osteoporose, que é a diminuição da densidade da massa óssea. É mais comum em mulheres que entram na menopausa e atinge cerca de 10% dos homens acima dos 50 anos. Para detectar o problema, é preciso fazer o exame de densitometria óssea. O tratamento envolve atividade física, suplemento de cálcio, vitamina D e medicamentos.
TAMENTOS
Outra doença que causa muitas dores é a artrose, considerada uma doença degenerativa que acomete as vértebras e o disco intervertebral. Ela é muito comum em pessoas com mais de 45 anos. Além dessas, doenças reumáticas, infecciosas, inflamatórias (como artrite e espondilite) e até a presença de tumores podem provocar problemas na coluna.

Cada causa tem um tratamento diferente "
OS TRATAMENTOS
Ari Radu Ha

 Tratamento 

As principais formas de tratamento são: medicamentos, pilates, RPG (reeducação postural global), acupuntura (que atua principalmente no sistema nervoso), massagem, hidroterapia (terapia na água) e órteses (apoios para proteger ou dar suporte à articulação).
Fisioterapia ou RPG( Reeducação Postural Global) trabalham o corpo com exercícios adaptados para cada problema. Focam no conjunto de equilíbrio  muscular para melhorar a postura. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Minhas Criações - Caixa Forrada com Poá

Amigos e Amigas Blogueiras,

Acabei de concluir a forração da minha caixinha de tecido Poá .
Estava com 2 caixas aqui em casa um pouquinho amassada e sem utilidade. Então, resolvi dar uma modernizada e começar a usar, coloquei ao lado da cama no criado mundo .
Adorei fazer, o acabamento ficou bem delicado.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Decoração- Reciclagem & Reutilização

Amigos & Amigas Blogueiras,

Minha idéia de hoje é a Reutilização de Potes de Vidros.
Aqueles de maionese,azeitonas entre outros que na maioria das vezes vai direto para  lata de lixo.

Primeiramente, achei legal demonstrar para vocês algumas fotos que encontrei na internet utilizando os mesmo potinhos de vidro que mencionei e suas diversas utilidades .






Então, agora é a minha vez de colocar a mão na massa e soltar a imaginação!!!!
Peguei meus potinhos de vidros e comecei a criar,usei meu tecido de florzinha rosa , tesoura de picotar , fita rosa e cola quente.

Olha a transformação dos potes de vidro!!





Reciclar & Reutilizar é Preciso !!!  Solte sua Imaginação!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de junho de 2011

Lugar para Apreciar a Natureza

Amigos e Amigas Blogueiras,

Quer um lugar para relaxar e apreciar a natureza?

O lugar é uma cachoeira.
( Parque Nacional da Tijuca - RJ) 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Decoração - Dourado Sofisticado

Olá., Amigos e Amigas Blogueiras!!!!
Postagem de hoje-  Uma mesinha de jantar charmosa com um toque de dourado!!!!
O que vocês acharam???


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vídeo - Caixinha Delicada !!!

Adorei esse vídeo!!!

Espero que gostem !!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Criatividade dos Seguidores Amigos do Blog



Amigos Blogueiros e Blogueiras,


Queremos saber qual a sua grande idéia para inovar e renovar o seu cantinho , sua criação de artesanato,aquela dica de alimentação e exercício.


Enfim,Aquele Bizu de Saúde ou/ e Decoração.
Quer participar???

Envie  as fotos da sua Criação  para o  e-mail (blogsaudeedecoracao@hotmail.com )
Ficarei muito Feliz em Publicar !!!!


..........................................................................................................................................
Olá !!!!


Venho divulgar uma Ótima Idéia publicada em um Blog que Adoro, o Blog Bonifrati , esse acessório  deixará o seu dia 12 de Junho Alegre  & Romântico.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Minhas Criações - Painel para Decorar sua Casa

Olá, Bom dia !!!!!
A novidade  de hoje é o  Painel do Rio de Janeiro que fiz  para decorar minha casa .
Feito com material leve , não precisamos furar a parede.
        Estou fazendo outro para uma amiga que fez  a encomenda .
Simplesmente Adorei fazer esse Painel !!!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Saúde - Os perigos da automedicação

Sou profissional da área de saúde, muitas vezes em minha rotina de trabalho  percebi o expressivo  número de pessoas que começam a tomar um remédio por conta própria ou por indicação de algum conhecido , o que chamamos de automedicação.
Então, torna-se necessário a divulgação do efeito nocivo desta atitude.

" Informação & Conscientização é o primeiro passo para mudança de comportamento"
.
Os perigos da automedicação
Quem é que não tem na bolsa um remedinho ótimo para cólica, gripe ou dor de cabeça e recorre a ele sempre que necessário? O número de mulheres que atuam como suas próprias médicas é muito grande, tanto que pesquisas indicam que no Brasil, esse é um hábito de 80% da população. Se você faz parte dessa estimativa,: a combinação errada de substâncias e a ingestão de remédios sem a devida orientação médica podem provocar reações adversas e até mesmo levar ao óbito.
Ok, que um remedinho é sempre ótimo para aliviar aquela dorzinha chata, todas nós concordamos. Mas, alguma vez você se perguntou se realmente precisava tomar aquele medicamento? “Há um comportamento imediatista em nossa cultura, querermos tudo agora e com isso deixamos de interpretar alguns sinais do nosso corpo. Por exemplo: muitas vezes uma dor de cabeça é simplesmente falta de ingerirmos um pouco mais de água. Hoje, vivemos essa desconexão da mente e corpo, fruto da agitação da vida moderna que fez com que, na corrida pela subsistência, perdêssemos o contato com nossa essência, com nossa alma”, explica Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula (SP).
Dentre as várias causas da automedicação estão: achar que os sintomas de uma doença que eventualmente sofreu são os mesmos que está sentindo naquele momento, basear-se em prescrição médica antiga que resolveu o problema de saúde à época, dificuldade de acesso a assistência médica (marcação de consultas muito demoradas) e imediatismo ou ansiedade em resolver o problema. “No Brasil, um dos agravantes, é a facilidade encontrada pela indústria para fazer propaganda de medicamentos que estimulem seu consumo, a ausência de fiscalização governamental e, pior, com a frase, “ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”, o governo está dizendo: automedique-se, se não melhorar procure um médico’. Além disso, há a ausência de farmacêuticos em muitas farmácias e balconistas treinados, ausência de campanhas de alerta sobre riscos da automedicação na mídia, etc”, enumera o médico Fernando Cabral de Oliveira, chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Vila Mariana (SP).
Cuidado com os exageros

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%. Selecionamos os mais usados na automedicação e quais complicações o seu uso em excesso pode causar.




SERÁ QUE UM REMEDINHO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a automedicação pode gerar um diagnóstico incorreto e/ou mascaramento do distúrbio, levando a demora no reconhecimento e tratamento adequado, a escolha inadequada da terapia, dosagem inadequada da droga, período de tratamento excessivamente curto ou prolongado, risco de dependência, possibilidade de reações adversas indesejáveis e sérias, e a administração incorreta do remédio. “Existem medicamentos que não podem ser administrados na presença de alimentos ou em associação de antiácidos ou drogas que diminuam a acidez gástrica porque prejudicam sua absorção”, alerta o Dr. Fernando Oliveira. É importante ter em mente que “se a possibilidade do tratamento da dor com remédios é descartada, surge uma outra possibilidade, que é a da alma, ou seja, nossas angústias e medos reclamam por atenção através da dor. Nesses casos, o melhor caminho é consultar um psicólogo”, aconselha Luiz Gonzaga Leite.
Como armazenar os remédios
- Jogue fora todos os medicamentos com data de validade vencida.
- Os medicamentos devem ser armazenados em recipiente apropriado. “Por exemplo, caixa plástica ou maleta de madeira, com fecho adequado ou chaveamento, dificultando acesso a menores”, aconselha Dr. Fernando Antonio Cabral de Oliveira, chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Vila Mariana (SP).
- Mantenha a farmacinha no cômodo mais seco da residência, longe da luz e calor.
- Se houver crianças em casa, tranque com cadeado a caixa de remédios e guarde-a no alto, para evitar intoxicações e outros acidentes.
- Não utilize medicamentos após o fim do tratamento.
- Nunca guarde a bula de um remédio na caixa de outro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça você mesmo - Porta retrato diferente

Olá,
Hoje estou postando uma dica muito legal  que encontrei em outro lugar bem criativo .
Como fazer um porta retrato com ímã utilizando  tecido, segue o passo a passo.
Solte sua criatividade !!!
.....................................................................................................................................


................................................................................................................................


as placas


cortaremos papel kraft maiores que as placas


depois cortaremos tecidos do mesmo tamanho que o papel kraft


passaremos cola branca no papel kraft


depois colaremos o tecido e  com a dobradeira ou  com um pano seco iremos alisar para não deixar bolhas


agora passaremos  cola nas placas


após colar as placas e marcar  com o fio de cabelo as  bordas que serão cortadas


iremos encapar passando cola nas bordas e dobrando p/ dentro


cortaremos um pedaço de feltro para colar na parte de trás

passaremos cola e iremos colar o feltro


comum papelão mais duro.igual os das caixas de  brinquedos


iremos cortar o molde abaixo


depois cortar em diagonal desta forma


repetiremos o processo de encapar , colando o tecido no  papel kraft


depois colamos as partes de papelão deixando um espaço


e encaparemos


cortando  da mesma forma um pedaço de feltro para revestir a parte de trás


antes de colar o feltro nas duas partes colaremos um pedaço de fita unindo as duas partes


depois colamos o feltro em cima


segue alguns modelos 


na parte de trás decorei com texturas e sinalizadores


 uma parte na porta retrato e e a outra enfeitei e coloquei por cima


 apenas os botões encapados com imã


mais texturas


e este tbém somente com  botões e imãs



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...